Existem momentos que, por mais que durem pouco, são momentos especiais! Mas, como tudo na vida, passamos por situações que sugerem mudanças, um novo momento de desejo, novas oportunidades e novas conquistas!
É muito normal que surjam dúvidas nesta fase transitória! Por isso, queremos compartilhar dicas importantes que vão te auxiliar e facilitar esta mudança em sua vida!
Antes de mais nada, o que fazer primeiro?
Antes de Tudo…
Verifique atentamente o seu contrato de locação, eventuais adendos e vistorias, para relembrar os compromissos assumidos e não esquecer de nenhum detalhe!!!
Este ponto é importante para tomar a decisão de encerrar o vínculo.
Aviso Prévio ou Multa Rescisória? Eis a questão.
Nada de Surpresas!
Em seu contrato de locação estão registradas todas as orientações necessárias para essa questão. Seguimos atentamente o habituado na Lei do Locatário, lei nº 8245/91:
• Se o contrato de locação ainda estiver em vigência, será devido então, o pagamento da multa compensatória prevista em contrato;
• No entanto, se o prazo da locação já foi cumprido, a locação estará em prazo indeterminado, e nesse caso, é necessário registrar formalmente, com 30 (trinta) dias de antecedência mínima, sua intenção e o motivo em devolver o imóvel;
Atenção:
Ocasionalmente, o seu contrato pode haver pequenas situações diferenciadas e são para elas que você precisa se atentar. Veja a seguir:
Procedimentos Iniciais
No e-mail contato@consultoriaandrade.com.br
• Encaminhe uma cópia da sua conta de luz e, se houver, também as de gás e água, para facilitar seus procedimentos finais e adiantarmos as consultas;
• Atualize as suas informações cadastrais e de seu fiador, como endereços, telefones e e-mails;
• Nesse processo, caso seja representado por terceiros, é crucial que você passe as informações do seu mandatário e encaminhe um dos documentos abaixo relacionados:
Procuração Pública Atualizada; ou
Procuração particular com sua assinatura reconhecida em cartório.
Está tudo OK com o imóvel?
Fique atento ao estado de conservação do imóvel! Veja se tudo está em bom funcionamento e ótimo estado, levando em consideração sempre a vistoria inicial. Realize os reparos e consertos necessários, antes de efetuar a devolução das chaves.
A remoção de pertences, o descarte de lixo, a limpeza geral no imóvel, a verificação da calçada, a remoção de eventuais placas e luminosos (para os imóveis comerciais), são itens que devem ser observados. Tudo precisa estar em ordem, para evitar transtornos que necessitem de reparos e continue pagando o aluguel com o imóvel já desocupado. Salientamos que seguimos sempre a Lei do Inquilinato nº 8245/91!
Quando é eu preciso pintar o imóvel?
• Se você recebeu o imóvel com pintura nova;
• Se você recebeu bonificações para pintá-lo;
• Se a pintura está danificada além do desgaste natural;
• Se você mudou o padrão original.
Não esqueça, caso precise pintar o imóvel, utilize o mesmo tipo de tinta e cores aplicadas na época! (Salvo outros ajustes formalizados entre as partes).
Agende a melhor data para desocupação do imóvel
Tudo em ordem? Você poderá entrar em contato com o setor de “Finalização de Contratos” para agendar data e horário definitivos e concretizar o encerramento da sua locação.
Não esqueça!
Verifique quais documentos abaixo se encaixam à sua locação e entregue-os juntamente com as chaves, na data agendada:
• Imposto Predial, boletos originais de condomínios e declaração ND (emitido pela administradora do prédio), referente a todo o período de locação;
Obs.: Se você pagou esses encargos em boleto, juntamente com os aluguéis, fique tranquilo pois todos esses comprovantes já estarão com a Andrade;
• Última conta de luz, gás e água, se eventualmente não foram enviadas no início do processo
• Locatários PJ que tiveram retenção de IR nos boletos de aluguéis:
DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte)
DARF’s (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) pagas, de todos os meses do ano.
É hora de devolver as chaves
Na data e horário agendados, preferencialmente você ou seu fiador(es) deverá(ão) comparecer para efetivar o encerramento, ou ainda, algum representante munido de uma das procurações já mencionadas. Todos os pertences do imóvel entregues no início da locação, como por exemplo: chaves, controles remotos (caso o imóvel seja mobiliado), cartões de garagem e de carrinho de supermercado, chave da caixa de correio, etc., deverão ser devolvidos em bom estado de conservação e funcionamento. A Vistoria Final será realizada para apuração de eventuais avarias ou danos.
Luz, água, e gás, e…ação!
Após a realização da vistoria e todos os itens do imóvel estejam dentro do pedido, você já deve solicitar o encerramento do abastecimento junto às Concessionárias responsáveis.
Enel Sabesp Congás
0800 77 72120 0800 011 9911 0800 110 197
É o mesmo processo do início do contrato quando você preciso transferir a titularidade para você!
Será preciso avarias para acerto final
O imóvel passou por uma avaliação e constatou que será necessário algum reparo de manutenção. Após as eventuais avarias apuradas, será de responsabilidade do locatário o pagamento do conserto, bem como o aluguel e encargos do período que for necessário para que tais reformas e/ou consertos sejam finalizados.
No período de reparação do imóvel, serão cobrados o aluguel e encargos até a data da efetiva na devolução das Chaves. O valor será cobrado através de boleto bancário.
Resgate de Garantias: seu direito como inquilino
A liberação da garantia da locação, em especial, a Caução ou Título de Capitalização, será efetuada somente mediante quitação ou abatimento de todos os débitos de aluguéis, encargos e avarias e dentro dos prazos e regras da Andrade Imóveis.
Checklist da devolução do Imóvel
Confira abaixo os itens necessários para você devolver o imóvel com tranquilidade e segurança:
• Verificar contrato de locação;
• Checar se trata-se de aviso prévio ou multa rescisória;
• Enviar para Andrade as contas de luz e se, se houver, gás e água;
• Deixar o imóvel em ordem;
• Providenciar pintura;
• Agendar data para desocupação;
• Entrega de Documentos;
• Devolução das Chaves;
• Solicitar encerramento no abastecimento de Luz, Água e Gás;
• Resgate de Garantias;
Foi um prazer tê-lo(a) como nosso(a) cliente e obrigado por permitir que nossa empresa fizesse parte de um pedacinho da sua história. A equipe Andrade Imóveis agradece pela preferência!