Pensando exclusivamente em você, elaboramos o Manual do Locatário, para tirar todas as suas dúvidas pertinentes à locação de imóvel, e facilitar a sua experiência! Sabemos da importância desse momento, sobre expectativas e realizações!

É tempo de mudança? Então conte com a equipe da Andrade Imóveis, estamos juntos para assegurar e cuidar de sua locação!

Imprima este documento, salve em seus favoritos, o tenha sempre em mãos! Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de consultores ou clique aqui.

Vamos lá?!

Vistoria e ocupação do imóvel

Vistoria inicial do Imóvel
Antes de iniciar a mudança para o imóvel, confira o seu estado de conservação. Caso haja qualquer divergência, avise-nos em até 10 (dez) dias úteis.

Ocupação de Apartamentos ou Conjuntos Comerciais

Retire o Regulamento Interno
Para segurança do inquilino, é orientado às regras estabelecidas na convenção, no regulamento interno e nas decisões das assembleias gerais do condomínio. Para obter esses documentos, procure com a sua Administradora de Condomínios ou com o síndico do seu prédio.

Mudança e Entrega de Móveis
Para evitar qualquer transtorno, antes de agendar a sua mudança, verifique o Regulamento Interno do prédio. Informe-se às datas, horários e procedimentos. Alguns condomínios são mais, ou menos, flexíveis.

· Teste os registros de água, gás e ligue a chave geral de energia;

· Teste todas as torneiras, chuveiros, tomadas, descargas e demais acessórios;

· Verifique a voltagem da rede elétrica do imóvel e de seus aparelhos;

Energia, água e gás

Conforme o seu Contrato de Locação, é necessário que você peça religação e a transferência da titularidade das contas de consumo para o seu nome (junto às concessionárias de energia, água e gás).

Entre em contato com os órgãos responsáveis:

Enel Sabesp Congás

0800 77 72120 0800 011 9911 0800 110 197

A solicitação é simples e é preciso seguir alguns pontos:

1. Você não poderá constar pendências financeiras em seu CPF referente a qualquer outro imóvel junto às concessionárias;

2. Não é permitida a transferência de titularidade ou nova ligação em nome de terceiros. Esta solicitação é EXCLUSIVAMENTE sua;

3. Após a transferência de titularidade, envie a cópia da 1ª conta emitida em seu nome ao seu Consultor(a) de Relacionamento Andrade, em até 30 dias após a emissão.

Manutenção

Cuide do imóvel locado como se fosse seu!
Em qualquer situação adversa que perceber inicialmente, entre em contato com nossa equipe o mais breve possível, via e-mail, Fale Conosco em nosso site, ou ligue para a Central de Relacionamento da Andrade Imóveis.

Isso irá demonstrar o seu cuidado em levar o fato ao proprietário do imóvel, evitando que as situações se agravem e que você seja responsabilizado por isso.

· Mantenha a caixa d’água tampada e limpa.

· Limpe as calhas do imóvel periodicamente.

· Em qualquer sinal de irregularidade, providencie o desentupimento dos ralos, vasos, pias, sanitários, caixa de gordura e esgoto.

· Evite o acesso de terceiros ao telhado, a fim de preservar o estado das telhas e evitar acidentes.

· Evite molhar as portas de madeira dos banheiros, cozinha, área de serviço, de maneira que elas fiquem conservadas e em bom estado.

· A conservação, reforma e manutenção das calçadas cabem também a você, locatário (para imóvel comercial e residencial). Decreto nº 52.903, de 6 de janeiro de 2012;

· Nenhuma modificação interna ou externa poderá ser realizada no imóvel sem o consentimento prévio do proprietário.

Pagamento de Aluguel

É importante que você fique atento(a) à data de vencimento do seu aluguel. Você recebe seus boletos: por E-mail e por SMS.

Caso não receba o boleto do aluguel, entre em contato conosco.

Para sua segurança e evitar fraudes, retire você mesmo a sua 2ª via, acessando a área do cliente em nosso site. Está logo em nossa página inicial!

IPTU e Condomínios

Os valores de IPTU e Condomínio serão cobrados em um único boleto, junto com o aluguel.

Informe de Rendimentos – DIRF

Caso seja lançado em seu boleto o desconto referente à retenção de Imposto de Renda, não esqueça de efetuar o pagamento da DARF e no início do ano seguinte, encaminhe o comprovante ao seu Consultor de Relacionamento (art. 941/965 – Decreto 3000/199-RIR)

Desocupação do Imóvel

Confira na íntegra nossas orientações para a devolução do imóvel em nosso site. Vá até o rodapé da página, na área Acesso Rápido acesse o link Devolução do Imóvel ou clique aqui.

8. Telefones Úteis

Corpo de bombeiros 193

Defesa Civil 199

Disque Denúncia 181

Liquigás 0800 775 4784

Polícia Militar 190

PSIU (Programa de Silêncio Urbano) 156

Ultragaz 4003-0123

Sabesp 195

enel 0800 72 72 196

Qualquer dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) Consultor(a) de Relacionamento.

Andrade Imóveis  2292-9245

Horários de Atendimento da Andrade Imóveis:
De segunda à sexta-feira das 9h00 às 18h